O Que é Futebol Society?

Atualizado: Mar 16






Não há duvidas de que o esporte mais amado e praticado no Brasil é o Futebol. Seja na rua, em campos de futebol de grama ou até mesmo de concreto (Futsal) mas não para por ai.


O brasileiro por natureza é muito criativo, e dessa criatividade surgiu uma modalidade conhecida como Futebol Society.


Origem do Futebol Society


Não se sabe dizer ao certo quem (pessoa) criou a modalidade mas existem várias versões de onde pode ter surgido o esporte e como ele se difundiu.


Uma delas é de que nos anos de 1950 os jogos amadores de futebol eram realizados em campos reduzidos (até quatro vezes menores) pela alta sociedade de Petrópolis no Rio de Janeiro. E é dessa origem que viria o nome society (sociedade em Inglês) ou soçaite.


Outra versão é de que na década de 80 o Futebol Society era chamado de Futebol 7 (hoje esporte paralímpico disputado por atletas) pois a Receita Federal não aceitava registro de entidades esportivas com palavras de língua estrangeira.


Nascia então e Federação Futebol 7 de origem gaúcha, mesmo a modalidade já sendo praticado em várias regiões do país, como em São Paulo-SP. Os Organizadores decidiram então registrar o nome fantasia na Receita Federal como Futebol Society.


Uma outra versão, agora da região de São Paulo é de que em meados de 1985 foram construídos os primeiros campos menores de grama natural em mansões do Morumbi onde executivos se encontravam para jogar. Mas o nome “Futebol Society” surgiu em 1988 em um campo localizado no Itaim Bibi. Campo esse que foi um dos primeiros e mais conhecidos campos para locação de quadra mas quantidade de jogadores variavam de 6 a 10.


A unificação das confederações


Existiam 2 entidades que coordenavam o Futebol Society. A Confederação Brasileira de Futebol 7 Society (fundada em 30 de outubro de 1996, pelo Professor Milton Mattani, ex-árbitro de futebol de salão) e a Confederação de Futebol 7 do Brasil.


A Confederação Brasileira de Futebol 7 Society (CBF7S) e a Confederação de Futebol 7 do Brasil (CF7) trabalharam paralelamente por alguns anos e tinham diversas federações estaduais filiadas. Em julho de 2011 ambas as diretorias se reuniram com o objetivo de unificar as entidades e criar um planejamento conjunto para a modalidade mas somente no dia 18 de fevereiro de 2013 foi realizado, em São Paulo-SP, o Simpósio Nacional da modalidade, que marcou oficialmente a unificação das Confederações, que juntas deram origem à Confederação Brasileira de Futebol 7 (CBF7).


Separação


No dia 10 de fevereiro de 2015, os diretores da CBF7, Sr. Milton Mattani, Marcello Sangiovanni e José Maria Lopes Martins desligaram-se da entidade e anunciaram a fundação da Confederação Brasileira de Soccer Society (CBSS), que agora juntamente com a CBF7 busca coordenar o esporte no país. Posteriormente novas entidades surgiram fazendo com a modalidade não tenha uma unidade confederativa.


Modalidades Derivadas


Hoje em dia as pessoas que praticam a modalidade entendem que o significado do nome Futebol Society se refere a campos de futebol com grama sintética pois ela foi ganhando derivados como é o caso do Showbol, entre outros como o Futebol 6, 8, 9, Fut5 (muito comum na Europa) e esportes como o Fuebol de 7 (paraolímpico).


Assim como outros esportes, o Futebol Society virou domínio popular e possibilitou uma maior difusão da atividade de futebol amadora.


Se antes era, ou não, um esporte da alta sociedade, hoje é inegável a importância dele para a prática e lazer das pessoas, com diversos tamanhos e possibilidades.






16 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo